Embrascon

MINISTRO: MARCILIO MARQUES MOREIRA

É impressionante ver a amplitude dos conhecimentos, da cultura do José Affonso e de ver Pierre Chardin, que foi um extraordinário arqueólogo, filósofo, um dos grandes pensadores do século XIX até, o Capra, Antonio Damásio, Erik From, o leque dos autores em que ele se baseia é muito amplo.

O Método que José Affonso aplica vai além de um método de engenheiro. Ele usa todo um instrumental da psicologia humana e o faz bem porque afinal de contas, gerir uma empresa, gerir um projeto, para quem entende, gestor de projetos é mais do que gerir um investimento, calcular um investimento em capital fixo. Porque é sobretudo gerir pessoas e gerir conhecimento.

Eu vi aqui exatamente a figura de uma pessoa aprendendo informação devolvendo-a como conhecimento e aqui ele sobe um patamar, informação, conhecimento e sabedoria. E isso é a coisa mais importante na sociedade de hoje, porque a sociedade de hoje é uma sociedade do conhecimento. Essa sociedade está transformando realmente todo conceito de gestão.

Estou convencido, que hoje a maior vantagem competitiva da empresa é exatamente saber colher tempestivamente a informação de uma maneira mais abrangente e mais precisa possível, transformá-la e interiorizá-la como conhecimento e transformar esse conhecimento em ação. E evidentemente isso é um processo humano, daí a importância da psicologia e daí a importância do método de José Affonso.